Coisas que detesto I - O betão armado

Diz na wikipedia que o betão armado é um material de construção civil que se tornou um dos mais importantes elementos de arquitectura do século XX. Se a wikipedia diz, quem sou eu para duvidar!
Pode ser um dos mais importantes mas também um dos mais feios. Refiro-me, obviamente, àqueles prédios que, coitadinhos, parece que quem os fez se esqueceu de os pintar. Coisa mais deprimente. Quem inventou esta moda (e os que a seguiram), era espetar-lhes com garfos nos olhos.
Para cúmulo, há ainda a versão disto para paredes interiores (!). Como se já não bastasse o aspecto deprimente do exterior, há que dar um ambiente ainda mais frio e desconfortável e espetar com umas paredes cinzentas. Um bom exemplo disto é a loja da Optimus da Casa da Música. O interior consegue ser mais deprimente que um hospital. Mas também... a cuspidela que é a CdM, não admira que o apêndice seja também. A única coisa que a CdM tem de jeito é já lá ter estado a PJ Harvey. De resto, aqueles mármores, aqueles azulejos, aquele "frio" todo, aquele objecto alienígena no meio do Porto, é tudo tão mau que nem chega a ser pseudo. Mas há quem goste (!), inclusivamente "a arquitectura do edifício foi aclamada internacionalmente") Eu não gosto, detesto. Demasiado frio para mim. Não há um cão de loiça, não há nada.

Menos betão.